Tsara é o livro da escritora Michelle Paranhos, nascida no Rio de Janeiro. Conheci ela na 3° edição do FLAL, em 2016.
No começou demorei um pouco para entender a estória, mas aos poucos fui fazendo os links das ideias. A personagem principal se chama Mariana e quando pequena ela acabou perdendo a mãe em um acidente e o médico que cuidou delas, adotou ela como sua filha e lhe deu um nome: Mariana Ramos. Ah, Mariana é descendente de ciganos, algo peculiar e exótico, pois nunca li um livro que envolvesse ciganos. Ela cresce e se torna uma grande empresaria na área de Turismo, sua empresa é uma das melhores do ramo, porém, em alguns momentos Mariana vai de corpo e alma para Tsara e esse foi um fato que me deixou bem confusa, porque no começou demorei para entender como eram essas idas para Tsara e o que era esse lugar.
Tsara é o local onde os ciganos moram, ou pelo menos, uma parte deles. Explicar como Mariana vai parar lá, seria tirar o recheio do bolo, mas, quando ela volta para seu mundo, as coisas estão de cabeça para baixo, ou seja, uma confusão. Sua amiga de trabalho acaba "armando" algo ruim para ela e... Ela se encontra em sérios problemas, quem lhe ajuda é seu advogado. Mariana não quer se envolver com seu passado, mas ela não sabe controlar essas idas e voltas de Tsara, o que deixa o leitor maluco, bem, pelo menos eu fiquei.
Há cenas do livro que achei peculiares, como as cenas de "amor", entre quem? Não posso dizer, mas vocês devem suspeitar, o modo como a escritora escreveu ficou equilibrado e... Leitores já acostumados conseguem ver a cena exatamente como estar acontecendo. Outra curiosidade que gostei no livro, foram as palavras ciganas, a escritora não só colocou as palavras como também explicou cada uma delas. Última curiosidade que gostei muito, foram das roupas e modo de vida dos ciganos, além de que o casamento cigano é diferente do que vejo atualmente e Mariana acaba tendo mais de um amor, o que deixa-a bem confusa. Gostei muito do livro e o final deixa um gostinho de "quero mais".
Gostaram da resenha? Vou deixar alguns links aqui embaixo, não esqueça de comentar sua opinião.
Obs: Michelle é uma grande amiga e tenho uma admiração muito grande por ela, fico muito feliz de ter finalmente lido um de seus livros, quero ler outros e fazer mais resenhas sobre eles. Obrigada pelo livro Michelle, gostei muito e espero, que tenha gostado da resenha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário