Postagens

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Pollyanna - o jogo do contente

 Se você está se perguntando "como ficar feliz ou alegre com tanta coisa ruim no mundo?", recomendo que leia este livro. 

Recebi a indicação desse livro por uma professora da universidade e até achei estranhando quando ela comentou na aula sobre esse tal "jogo do contente", mas depois de ler o livro, entendi o que ela estava tentando dizer. 

Pollyana Whittier é uma criança de 11 anos de idade que perdeu tanto mãe quanto o pai ainda na infância, porém ela sempre tenta viver a vida com muita alegria e amor, mesmo só tendo as senhoras da associação beneficente, as quais cuidam de Pollyanna após a morte de seu pai, o qual era pastor. Pollyanna sempre está jogando o jogo do contente, e este, rodeia todo o livro. O jogo do contente foi ensinado por seu pai, ambos não tinham muito dinheiro e vivam do pouco que conseguiam com a igreja, um dia Pollyanna queria muito que no meio das doações que a igreja recebia tivesse uma boneca, porém em vez uma boneca só tinham muletas e Pollyanna ficou muito triste e chorou bastante, mas seu pai mostrou a ela um motivo de ficar contente por ter recebidos as muletas, e qual foi? "Não precisar das muletas" e foi assim que tudo começou. 

Com a morte do pai, Pollyanna foi morar com sua tia, Polly Harrington, a qual a menina nem sabia da existência, a mãe de Pollyana, irmã da senhorita Polly, se casou com o pai da menina sem a permissão da família e esse foi um dos motivos para a família não gostar do pastor e perder contato com os Whittier. Todavia, como forma de honrar a memória da irmã, a senhora Polly aceita a menina em sua casa, porém o que a criança não sabia é que sua tia, por mais que pareça "gentil e amável" por aceitá-la, na cidade onde mora ela é uma mulher amarga, solitária e que não fica contente com case nada. 

Todavia, o que 'tia Polly' não sabe, e ainda, o que a cidade inteira não sabe, é que essa menina de cabelos loiros e sardas no rosto, irá mudar a vida de todos que vivem nessa pequena cidade e transformar o pensamento e a forma de viver à vida de adultos e crianças, e tudo isso somente com uma única coisa... O jogo do contente. E claro, com o lindo e doce sorriso de Pollyana. 

O livro é cheio de emoções, mistérios, drama e muita sabedoria envolvida em cada situação que se passa no livro. Recomendo a leitura, creio que todos no mundo procuram uma Pollyanna para suas vidas. 

-Luana Alcântara



Nenhum comentário:

Postar um comentário